Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat apóia agenda de discussão sobre Promoção da Igualdade Racial
Unemat apóia agenda de discussão sobre Promoção da Igualdade Racial
13/04/2005 13:24:48
por Coordenadoria de Comunicação Social
<i> Professor da Unemat contribui com as discussões  nas plenárias
Professor da Unemat contribui com as discussões nas plenárias

Representantes e funcionários de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, entidades não governamentais e comunidades da região oeste mato-grossense participam na tarde de hoje (13.04) no município de Cáceres da Plenária Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento realizado no Centro Comunitário da Paróquia Cristo Trabalhador, pela Associação de Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres e Câmara de Vereadores integra a preparação da região para a 1ª Conferência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso, programada para o próximo mês de maio em Cuiabá, ocasião em que serão escolhidos os representantes do estado na Conferência Nacional prevista para o mês de Junho em Brasília.

Em Mato Grosso o governo do estado e a Unemat apóiam a agenda de discussão desenvolvidas em todas as regiões, nas localidades onde a Universidade tem campus

A proposta das plenárias regionais é promover a reflexão sobre a realidade regional, estadual e nacional considerando os mecanismos de reprodução da discriminação, do racismo e das desigualdades raciais, além de propor diretrizes para a política nacional de promoção da igualdade racial e étnica considerando as perspectivas de gênero, cultura e religião. Integra ainda a temática de discussão a elaboração de propostas para a construção de planos municipais, estadual e nacional de políticas de promoção da igualdade racial destinado aos grupos socialmente discriminados da população brasileira como negros, indígenas, mestiços de indígenas, ciganos, judeus, árabes, japoneses.

Segundo o professor da Unemat Antônio Eustáquio Moura, membro da coordenação da Plenária de Cáceres, o evento faz parte de uma política do governo federal que objetiva “ouvir” diversos setores da população brasileira por meio de conferências em diversas áreas. “Agora é a vez de se discutir as desigualdades sociais, culturais, políticas e de direitos entre grupos étnicos que existem na sociedade mato-grossense e brasileira”, afirma Moura lembrando que todos estão convidados a participar.

Entre os apoiadores do evento está o Conselho Estadual do Direito do Negro, a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Movimento Negro do município.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada